Cartel

Dispositivo de formação, introduzido por Lacan em 1964, considerado até hoje como o núcleo da transmissão da psicanálise e da formação de um analista. É uma sistemática de trabalho cuja estrutura porpõe um tipo de laço social regulado pela lógica da incompletude com o propósito de garantir que em uma escola de psicanálise predominem os efeitos de discurso sobre os efeitos de grupo. Caracteriza-se pela reunião de quatro pessoas (mínimo três e máximo cinco pessoas) em torno de um tema escolhido pelas mesmas e de interesse comum, que pode ser teórico, clínico ou uma interlocução da psicanálise com outros saberes. Diferentemente de um grupo de estudos, o empreendimento de se debruçar sobre os textos será de responsabilidade dos "cartelandos" ao longo de um período estipulado de 1 a 2 anos. O trabalho coletivo de estudos levará a um produto final singular, um escrito, cuja apresentação será realizada em jornadas, encontros ou publicações. Poderão se inscrever nos Cartéis aqueles que praticam a psicanálise ou queiram estudá-la, associados ou não associados da Associação de Psicanálise de Maringá - Ato Analítico.

Para maiores informações: contato@associacaoatoanalitico.com.br

Confira mais Cartel